Serviço de Retaguarda Psiquiátrica
Serviço de Retaguarda Psiquiátrica - SERP
Serviço de retaguarda para os CAPS e UPAS do município no que tange às urgências e emergências na área da saúde mental, principalmente no periodo noturno e finais de semana em regime de interconsulta. A Interconsulta refere-se à ação do psiquiatra, seja ela telefônica ou presencial, em um ponto de atenção à saúde atendendo à solicitação de um profissional de saúde de outro núcleo do saber. É, portanto, em essência, uma atividade interprofissional e interdisciplinar.
Caps infância e adolescência
Os Caps i são serviços que seguem os mesmos pressupostos do serviço tipo Caps, entretanto são destinados, especificamente, a prestar acompanhamento às crianças, adolescentes e suas famílias, que apresentem sofrimento psíquico relacionado a transtornos mentais graves e persistentes, inclusive os relacionados ao uso ou abuso de álcool ou outras drogas, visando contribuir para a (re)construção dos laços sociais possíveis a cada um de seus pacientes.
Os Caps i tem também, por princípio geral, a tomada de responsabilidade pelo tratamento/agenciamento de cuidados para crianças e adolescentes, que por sua condição psíquica, estejam impossibilitados de manter laços sociais ou sob o risco de não sustentá-los e, mantendo a posição ética de conduzir o trabalho a partir da consideração de que crianças e adolescentes são sujeitos psíquicos, de responsabilidade e de direitos. Reafirma-se o compromisso em não reduzir seu trabalho à pedagogização do tratamento, à medicalização do sofrimento ou à institucionalização do cuidado. Fundamentam-se ainda nas diretrizes e estratégias de redução de danos.
Caps III
Os Caps do tipo III funcionam de segunda à sexta-feira, das 7h às 19h, para atendimentos à população por encaminhamentos referenciados pelos equipamentos da Raps (Rede de Atenção Psicossocial) ou demanda espontânea e 24h para Acolhimento Noturno de pacientes.
Este acolhimento noturno é uma estratégia para manejo de situações de crise. A utilização do leito ocorrerá de acordo com o Projeto Terapêutico Singular – PTS do usuário inserido nos equipamentos da Raps do SUS de Curitiba. A inserção se dará após a avaliação do usuário por equipe multidisciplinar e possui regulação via Central de Regulação de Leitos da Saúde Mental.
Características dos Caps
Os Caps são serviços de saúde comunitários do Sistema Único de Saúde destinados a prestar acompanhamento, por equipe multidisciplinar, às pessoas com transtornos mentais graves e persistentes. E àquelas que necessitam de cuidado em função do uso e abuso de álcool e outras drogas. O objetivo é oferecer atendimento à população respectiva área de abrangência, realizando o acompanhamento clínico e a reinserção social dos usuários pelo acesso ao trabalho, lazer, exercício dos direitos civis e fortalecimento dos laços familiares, sociais e afetivos. Realiza visitas domiciliares e atendimentos individuais e em grupo para os usuários e familiares. Este trabalho prioriza o tratamento próximo à comunidade.
Em conjunto com o usuário e seus familiares, produz um Projeto Terapêutico Singular que acompanhe os sujeitos nos contextos cotidianos, promovendo e ampliando as possibilidades de vida e mediando suas relações sociais. Promove inserção, proteção e suporte de grupo para seus usuários, no processo de reabilitação psicossocial. Desenvolve atividades como resgate e construção da autonomia, acesso à vida cultural, autocuidado, manejo de medicação, inclusão pelo trabalho, ampliação de redes sociais, dentre outros. Também