Curitiba celebra o Dia de Gratidão com reconhecimento a 34 profissionais
Cerca de mil pessoas se reuniram nesta segunda-feira (13/3) para celebrar o Dia de Gratidão e Reconhecimento à luta de todos os profissionais que trabalharam na linha de frente no combate à pandemia da covid-19, evento instituído no calendário oficial de Curitiba pela Lei nº 15.955, de 11 de março de 2022.
O vice-prefeito Eduardo Pimentel agradeceu a iniciativa dos vereadores em instituir a Lei da Gratidão, que foi prontamente sancionada pelo Prefeito Rafael Greca.
“Eu tive a oportunidade de participar, com o prefeito Rafael Greca e a secretária Márcia Huçulak e sua equipe, de todas as decisões difíceis que tivemos que tomar naquele momento da pandemia. E todas as decisões tomadas tecnicamente pelo Comitê de Técnica e Ética em Saúde foram acatadas e deferidas pelo prefeito Rafael Greca, mostrando que estávamos numa guerra e quem sabia das decisões a serem tomadas eram vocês, profissionais de saúde”, destacou Eduardo Pimentel.
“Agradeço todo o trabalho e empenho de cada profissional da Saúde”, disse a secretária municipal da Saúde, Beatriz Battistella.
“Quero dizer que sozinhos não faríamos nada. Esta foi uma tarde para relembrar a garra de todos na luta contra a covid, antes e pós pandemia, bem como de construir o futuro da Saúde em nossa cidade! Viva o SUS!”, finalizou ela.
Reconhecimento
Entre os homenageados, a deputada estadual Márcia Huçulak foi lembrada por ter sido a liderança mais importante durante a pandemia no setor saúde, responsável pela articulação com os setores públicos e privados para que Curitiba enfrentasse a pandemia.
“Não seria possível sem a união que nós fizemos e construímos juntos. Nós fomos, naquele momento difícil que a sociedade passou, apoio e esteio às famílias. Minha gratidão a todos vocês”, disse.
Autor do Projeto de Lei que propôs o Dia de Gratidão e Reconhecimento, Tico Kuzma, propôs que o data, 11 de março, seja cada vez mais celebrada junto à sociedade.“Que nós possamos todos os anos reconhecer e agradecer o trabalho de todos os profissionais que estiveram no combate à covid. Muitos sem folga, sem férias, enfrentando o desconhecido, mas com a determinação e vontade de salvar vidas”.
Tico Kuzma ressaltou que a homenagem da Câmara de Vereados atinge não apenas os 34 profissionais destacados neste ano, mas a todos que fizeram a sua parte nessa batalha. “O trabalho de vocês salvou milhares de vidas”, completou.
O presidente da Urbanização de Curitiba (Urbs), Ogeny Pedro Maia Neto, ressaltou o trabalho do transporte coletivo durante a pandemia. “Disseminamos as campanhas da secretaria da saúde, criamos linhas exclusivas e realizamos uma ação conjunta com as empresas de ônibus para garantir o atendimento a todos”, afirmou ele.
Presenças
Participaram também do evento os vereadores Osias Moraes, representando o presidente da Câmara, Marcelo Fachinello, Hernani, Leônidas Dias, Mauro Bobato, Oscalino do Povo, Pastor Marciano, Serginho do Posto, Sidnei Toaldo, Alexandre Leprevost e Bruno Pessuti; o presidente da URBS, Ogeny Pedro Maia Neto; o diretor geral da Fundação Estatal de Atenção à Saúde (FEAS), Sezifredo Paz, superintendentes, diretores e servidores da Secretaria Municipal da Saúde; além de representantes de hospitais públicos e privados que atendem o SUS Curitiba.
Homenageados
|