Hospital Municipal do Idoso

Postado em Hospital do Idoso Zilda Arns

O Hospital Municipal do Idoso Zilda Arns é uma das unidades da Fundação Estatal de Atenção à Saúde de Curitiba – FEAS. Inaugurado em 29 de março de 2012. Esta inserido na Rede de Atenção a Saúde do Município de Curitiba, focando sua atuação nas áreas de baixa e média complexidade; ambulatorial, hospitalar e domiciliar em conjunto com o Serviço de Atendimento Domiciliar – SAD, este também administrado pela FEAS.
 
O hospital mantém com a Secretaria Municipal de Saúde - SMS contrato de gestão que contribui para o aperfeiçoamento dos processos de gestão hospitalar (administrativa e assistencial), assim como para os processos de gestão do SUS, de modo a maximizar os recursos em benefício da população, na garantia da segurança e a qualidade do cuidado com a finalidade de reduzir riscos aos pacientes e profissionais.
 
Oferta ao Sistema Único de Saúde de Curitiba 134 leitos; 22 leitos no Centro de Terapia Intensiva, 6 leitos na Observação, 3 leitos na Emergência e 103 leitos nas Unidades de Internação.
 
Os pacientes a serem internados no Hospital Municipal do Idoso Zilda Arns, devem ser referenciados pelas Unidades Básica de Saúde ou Unidades de Pronto Atendimento, conforme perfil clínico do paciente e fluxo da Central Municipal de Leitos de Curitiba.
 
O gerenciamento dos leitos do hospital é realizado por meio do Núcleo Interno de Regulação, incluindo a hospitalização e gestão clínica das altas.
 
A clínica ampliada e a gestão da clínica são a base do cuidado, com a atuação de equipes multiprofissionais de referência, com a horizontalização do cuidado, fortalecendo as tomadas de decisões e o vínculo entre as equipes assistenciais, o usuário e seus familiares, com a garantia de visitas e presença do acompanhante conforme legislação.
 
O hospital é 100% SUS, especializado no atendimento a idosos, tem como meta se tornar referência nacional na atenção à saúde do idoso, valorizando a qualidade e segurança do paciente de forma humanizada.