Residência Médica

Postado em Ensino e Pesquisa

Residência Médica é uma modalidade de pós-graduação destinada a médicos e que só pode ser realizada em instituições credenciadas pelo Ministério da Educação (MEC). Após a sua conclusão, é conferido ao médico residente o título de especialista.

Na Feas os Programas de Residências Médicas acontecem em conformidade com as exigências de Regulamento próprio e da Resolução nº 03 de 16 de Setembro de 2.011 da Comissão Nacional de Residência Medica – CNRM e tem como entidades proponentes, executoras e certificadoras, além da Feas, a Secretaria Municipal da Saúde de Curitiba – SMS.

Todo o processo de distribuição de vagas é realizado por meio de edital público, onde são estabelecidas as normas do processo seletivo que é realizado em 03 (três) etapas obrigatórias: Prova Objetiva, Análise e Arguição Curricular e Matrícula.

As vagas previstas no edital são credenciadas pelo MEC e financiadas pelo Ministério da Saúde - MS, logo as bolsas de Residência são dependentes do orçamento do MS e seu repasse é efetuado diretamente do Ministério para os residentes, a saber:

PROGRAMAS SEM PRÉ-REQUISITO

DURAÇÃO

VAGAS

Medicina de Família e Comunidade

02 anos

35

Clínica Médica

02 anos

06

Psiquiatria

03 anos

06

Medicina de Emergência

03 anos 02

PROGRAMAS COM PRÉ-REQUISITO EM CLÍNICA MÉDICA

DURAÇÃO

VAGAS

Geriatria

02 anos

02

Os Programas de Residência Médica são desenvolvidos nos Equipamentos da Rede da SMS de Curitiba e instituições conveniadas.

>> Acesse edital do processo seletivo para residência médica 2019

>> Acesse edital do processo seletivo para residência médica 2020 (NOVO)