Sipat espalha saúde na Maternidade Bairro Novo

Palestras e oficinas sobre saúde e hábitos saudáveis preencheram a 3.ª Semana Interna de Prevenção a Acidentes de Trabalho (Sipat) dos funcionários da Maternidade Bairro Novo. As atividades envolveram também Guarda Municipal e profissionais de outras unidades, para levar novos olhares sobre situações que podem prejudicar a saúde física e mental no ambiente de trabalho e fora dele.

A nutricionista Juliana Urbaniski, que trabalha na Maternidade, deu palestra e oficina sobre alimentação saudável. Da mesma unidade, a bióloga Kathylin Fiorotti e a psicóloga Silvana Haddad falaram sobre as implicações biopissicossociais do estresse, a enfermeira Camila Leite debateu prematuridade e a médica Ana Schimitd, biossegurança.

A programação incluiu palestras sobre doenças sexualmente transmissíveis e aids, dada pela médica do trabalho Clarice Uchida, motivacional, dada por conferencista externo, e outra sobre a singularidade da mulher, pela enfermeira Carolina Bocchi. A Guarda Municipal participou com o teatro de fantoches, que divertiu e instruiu os participantes.

A Sipat foi organizada pelos membros da Cipa (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes) e colegas da Maternidade. Contribuíram para o sucesso do evento Patrícia Machado Veiga, Eduardo Augusto Lous, Isabel Cristina de Sousa Pereira, Elisângela Macedo Gelach, Silmeri de Abreu Szacowski e Katia Arizeli Terêncio.