Integração com universidade gera trabalho científico sobre o atendimento no Hiza

Postado em Assessoria de Imprensa

A abertura da Feaes, pelo seu Instituto de Ensino e Pesquisa (IEP), para o desenvolvimento de pesquisas científicas tem possibilitado estudos inovadores no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS). A designer gráfica Carolina Pizzato, egressa da Universidade Federal do Paraná (UFPR), investigou o fluxo de atendimento no Hospital do Idoso Zilda Arns (Hiza). As propostas consolidadas neste trabalho de conclusão de curso foram apresentadas a gestores e empregados do hospital, na terça-feira (11).
Carolina observou por cerca de três meses, em 2015, a rotina do atendimento do hospital e acompanhou alguns pacientes, aplicando métodos rigorosos para a coleta dos dados. Percebeu algumas fragilidades e formulou sugestões para o acolhimento dos pacientes, a serem aplicadas a curto, médio e longo prazo.
Para Carolina, a abertura do campo de pesquisa, dada pela Feaes, foi essencial para o seu trabalho. “O design não é só criação, mas estratégia de serviço. A área da saúde é muito importante e oferece campo para descobrirmos soluções”, comentou. Seu estudo foi premiado no final de 2016, recebendo o 2.º lugar no Prêmio Bom Design do Paraná, que contempla a avaliação dos trabalhos de conclusão de curso das universidades.
INTEGRAÇÃO
O Instituto de Ensino e Pesquisa (IEP) da Feaes tem promovido a integração entre as unidades da fundação e as instituições de ensino. “A apresentação dos resultados das pesquisas científicas aos trabalhadores da Feaes possibilita a difusão dos conhecimentos produzidos nas nossas unidades. O compartilhamento dos saberes oferece subsídios para se repensar práticas e processos no nosso cenário”, disse Júnia Aparecida Laia da Mata, enfermeira do IEP, responsável pelo acolhimento e monitoramento das pesquisas na Feaes.
A diretora de Práticas Assistenciais do Hospital do Idoso, Tânia Maas, afirmou que o trabalho de Carolina é de grande contribuição para formulação de melhorias no atendimento. “O resultado apresentado demonstra a importância de se abrir espaço ao exercício acadêmico, que irá resultar em boas e embasadas sugestões para aplicação prática”.
Veja a apresentação pelo link abaixo:
http://www.slideshare.net/carolpizatto/uma-proposta-para-o-servio-mdico-de-idosos
ou o TCC completo:
https://issuu.com/carolinapizatto/docs/design_de_servi__o_aplicado_em_ambi