Passeios, eventos culturais e educativos marcam Setembro Amarelo nos Caps

Para tratar da prevenção ao suicídio com usuários e a comunidade, profissionais dos Centros de Capacitação Psicossocial (Caps) e da Unidade de Estabilização Psiquiátrica – Casa Irmã Dulce (UEP) realizaram durante todo o mês de setembro ações educativas e culturais.
A programação faz parte do Setembro Amarelo e se encerra nesta sexta-feira (30/9) com a ação de motivação à vida com pacientes e familiares no Caps Boa Vista.
Foram dezenas de ações nas unidades e em espaços públicos, de convívio social. “As ações enaltecem na prática a prevenção e a valorização da vida, são fatores protetivos à saúde mental das pessoas e reforçam que, além de cuidar do outro, a saúde mental começa pelo cuidado com nós mesmos”, disse Juliana Czarnobay, gerente da Saúde Mental da Fundação Estatal de Atenção à Saúde (Feas).
Entre as atividades desenvolvidas estão as rodas de conversa, apresentações musicais e teatrais, Piquenique amarelo no Parque Barigui, atividades físicas ao ar livre, Dia da Família (evento para fortalecimento do vínculo familiar), visita dos usuários dos Caps infantis à Cinemateca.
Além de blitz educativa nas salas de espera das Unidades de Pronto Atendimento, Unidades Municipais de Saúde e escolas.
A Feas é uma fundação pública, da Secretaria Municipal da Saúde, que administra 27 unidades do SUS de Curitiba, que incluem o Hospital Municipal do Idoso, Hospital do Bairro Novo, a Casa Irmã Dulce – Unidade de Estabilização Psiquiátrica, os Centros de Atenção Psicossocial (Caps), as Unidades de Pronto Atendimento (Upas) e o Serviço Móvel de Urgência e Emergência (Samu).