Error: Only up to 6 modules are supported in this layout. If you need more add your own layout.

No mês do Voluntariado, Hospital do Idoso comemora 4 anos com vídeo especial

Escrito por Fernanda Luvizotto. Postado em Assessoria de Imprensa

O setor de Voluntariado do Hospital Municipal do Idoso completou, no início do mês, quatro anos de atividade. O mês de agosto também é marcado o Dia Nacional do Voluntariado, comemorado no próximo dia 28. Para comemorar as datas, o setor, em parceria com a Associação Nariz Solidário, preparou um vídeo em homenagem aos voluntários.
 
Neste período, desde 2017, mais de 450 pessoas participaram de forma voluntária das atividades desenvolvidas pelo hospital, com milhares de pessoas atendidas entre pacientes, familiares e funcionários.
 
Com a pandemia de coronavírus, e em razão da maioria dos voluntários ter mais de 60 anos de idade, foi necessário adaptar as ações aos novos tempos. No trabalho remoto, os voluntários produziram mais de 2,5 mil máscaras descartáveis e 100 protetores faciais (“face shields”). 
 
A equipe confeccionou 527 coxins, um tipo de “almofada” utilizada no posicionamento do paciente. Voluntárias costureiras também realizaram ajustes em mais de 200 peças de uniformes e jalecos.
 
Quem também se adaptou foi o Nariz Solidário, que leva a linguagem do palhaço ao ambiente hospitalar, por meio de intervenções artísticas e regaste da memória afetiva com a ajuda da música.
 
Na impossibilidade de realizar a visita presencialmente, os palhaços voluntários criaram mais de 100 vídeos temáticos, lúdicos e de curta duração, que estão sendo exibidos nos televisores do hospital. 
 
Presentes
Apesar do cenário da pandemia e seguindo todos os protocolos de segurança, algumas atividades voluntárias puderam ser realizadas presencialmente. 
 
“É importante destacar que o serviço de apoio espiritual tem estado presente em todo o período”, afirmou Valéria Azevedo, coordenadora do Voluntariado. O programa Ombro Amigo, desenvolvido por voluntários da Primeira Igreja Batista (PIB), tem ofertado apoio espiritual aos funcionários do Hospital do Idoso e do Hospital Vitória.
 
Desde maio deste ano, Frei Alexandre, da Igreja Católica, visita semanalmente o Hospital do Idoso, dando apoio espiritual e palavras de conforto a pacientes, acompanhantes e profissionais. 
 
Entre os meses de março e dezembro de 2020, oito voluntários, que não se enquadravam nos grupos de risco, atuaram na aferição de temperatura dos funcionários durante as trocas de turno no Hospital do Idoso e também no Centro Médico Comunitário Bairro Novo e no Hospital Vitória.