Error: Only up to 6 modules are supported in this layout. If you need more add your own layout.

Concurso de paródia e árvore “de mensagens” marcam Dia de Higiene de Mãos no Hospital do Idoso

Escrito por Fernanda Luvizotto. Postado em Assessoria de Imprensa

No Dia Internacional da Higiene de Mãos (05/05), o Hospital Municipal do Idoso realizou evento de conscientização sobre a importância desse processo, principalmente em tempo de pandemia de coronavírus.
 
Além de ações educativas sobre os cinco momentos da higiene das mãos, também foram realizadas atividades lúdicas, como concurso de paródia e a “árvore de mãos”, para estimular a participação dos profissionais de todos os setores. 
 
No ambiente hospitalar, a higienização das mãos é a uma das medidas para evitar a contaminação da Covid-19 pelos profissionais e a principal forma de combater às infecções relacionadas à assistência à saúde (IRAS), quarta maior causa de morte no mundo, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS).
 
Para a coordenadora do Serviço de Controle de Infecções Hospitalares (SCIH), Francine Teixeira, o evento superou as expectativas e teve uma “adesão excelente das equipes que usaram a criatividade e mostraram união para elaborar as paródias”.
 
Com o apoio da Terapia Ocupacional também foi montado um varal de recado dos pacientes para os profissionais do hospital. 
 
Árvore de mãos
Para despertar a importância da higiene das mãos, foi montado no corredor  das Enfermarias uma árvore em papel, onde as folhas foram substituídas por mãos. 
 
Profissionais e familiares foram convidados a completar a frase “Mãos que...”, nas “folhas” desta árvore. Katiane Davi, mãe do paciente Marcelo, internado na UTI 3, descreveu que as mãos dos profissionais do hospital “cuidam,  confortam e abraçam a todos!”. 
 
Concurso
Na manhã desta quarta foi anunciada a equipe vencedora do concurso de paródia. A comissão organizadora recebeu oito vídeos.
 
A equipe da UTI 4 - Turno da noite venceu a competição com a adaptação da música “Olha a explosão”, do MC Kevinho. No refrão a mensagem é clara: “Quando você lavar as mãos / é só usar água e sabão / para salvar o paciente da infecção”. A equipe vencedora recebeu um vale pizzas de R$ 250.