Em campanha de conscientização sobre a covid, profissional da Feas diz que viu “famílias internadas juntas”

A Prefeitura de Curitiba lançou nas redes sociais nesta terça-feira (23/02) a campanha “Nossa luta depende da sua”. Na série de vídeos, profissionais da saúde que atuam da linha de frente do combate à Covid-19 relatam seus sentimentos em relação ao comportamento negacionista de parte da população com a gravidade da pandemia.

Fisioterapeuta de UTI há 14 anos, a funcionária da Feas Regiane Borsato é intensivista do Hospital Municipal do Idoso, uma das unidades que atendem exclusivamente a casos de covid-19 na cidade. “Claro que sempre vi pacientes graves, mas nunca nessa quantidade, nunca famílias internadas juntas, nunca tivemos pai e filho intubados juntos”, revela.

Para ela, o número de contaminados pelo novo coronavírus seria muito menor se as pessoas tivessem mais cuidado consigo e com o próximo. O cuidado a que Regiane se refere é o respeito aos protocolos sanitários: uso de máscara, higienização constante de mãos e distanciamento social.

Rotina
Além do aumento da carga de trabalho durante a pandemia, os profissionais da saúde também tiveram suas rotinas pessoais impactadas, principalmente com os filhos. “Eu e meu marido precisamos nos desdobrar para continuar trabalhando e deixá-los seguros, ficamos 80 dias sem vê-los”, conta Regiane.