Livros fazem companhia para pacientes com covid-19 e diminuem ansiedade

Livros, cadernos de desenhos e palavras-cruzadas ajudam a diminuir a ansiedade relacionada ao tempo de internação e ao distanciamento dos familiares no Hospital Victor Ferreira do Amaral, no bairro Água Verde.

A biblioteca itinerante conta com mais de 100 títulos, todos doados pelos próprios funcionários, e foi uma iniciativa do serviço de psicologia do hospital, reaberto pela Prefeitura de Curitiba durante a pandemia.

“Li Dom Quixote em dois dias, você lê uma página atrás de outra e não quer parar, essa iniciativa é muito boa”, conta o paciente Anderson Bergamo, 44 anos.

A ideia surgiu em uma conversa entre a psicóloga Sandra Stankel e o médico Carlos Eduardo Valim sobre a ociosidade dos pacientes durante o período de internamento e formas para alterar essa condição.

“Essa ociosidade aumenta o nível de ansiedade e atrapalha na recuperação dos pacientes”, explica a psicóloga.

Segundo ela, a reação dos pacientes foi positiva, até porque funciona como alternativa ao uso do telefone celular, proibido no período de internação.

"A leitura faz com que a gente vá para outro mundo por meio da imaginação, e, assim, consigo sair um pouco desse momento aqui”, relata o paciente Adriano Azevedo, de 38 anos.

Segurança
Após ser manuseado pelo paciente, livros, cadernos e palavras cruzadas são recolhidos pelo Serviço Social e depois higienizados. Há acervos distintos para as enfermarias de pacientes suspeitos e confirmados de coronavírus para evitar contaminação cruzada.

Reaberto pela Prefeitura de Curitiba no dia 3 de dezembro, o hospital é administrado pela Fundação Estatal de Atenção à Saúde (Feas).