Share |

Solidariedade e gratidão motivam doações a unidades da Feas durante pandemia

Escrito por Fernanda Luvizotto. Postado em Assessoria de Imprensa

Ações de solidariedade e gratidão estão beneficiando as unidades da Fundação Estatal de Atenção em Saúde (Feas). Seja pela doação de equipamentos de proteção individual (EPIs) para reforçar os estoques ou de “mimos”, como pizzas, bolos, doces e hortaliças, para agradecer aos profissionais pelo seu trabalho, a fundação tem colecionado demonstrações de carinho.
 
Dados do Comitê de Enfrentamento à Covid da Feas, e das próprias unidades, contabilizam a doação de mais 4,5 mil máscaras cirúrgicas descartáveis, 1 mil protetores faciais 'face shield' (de acrílico), 1 mil máscaras de pano (direcionadas a funcionários administrativos e pacientes em alta), 36 máscaras N-95, 200 litros de álcool líquido 70%, 25 caixas de luvas, 200 aventais descartáveis e 1 mil extensores de máscara.
 
A Feas recebeu ainda a doação de dois contêineres da empresa My Box. Uma unidade está sendo usada como estoque de EPIs e outro virou consultório provisório para casos de Covid na UPA Tatuquara. Esta UPA também recebeu a doação de nove aquecedores elétricos da empresa Cadence/New Brands para ambientes internos e o empréstimo de dois aquecedores externos a gás pelo empresário Beto Madalosso.
 
Uma ação entre professores da Faculdades Santa Cruz também arrecadou centenas de produtos de higiene pessoal para os pacientes que aguardam vagas em instituições asilares e que estão sendo atendidos pela Maternidade Bairro Novo.
 
Exemplos
As doações vieram da comunidade, empresários e instituições sociais. Brasileira Lopes, uma enfermeira aposentada, está entre os doadores. Com a intenção de fazer algo para ajudar a combater a pandemia, tirou a máquina de costura do ármario e um antigo rolo de TNT (tipo de tecido) e começou a produzir máscaras. 
 
Ela fez a doação no início de maio de 100 máscaras. “Escolhi o Hospital do Idoso para doar porque trabalhei com a doutora Zilda Arns por dez anos na Pastoral da Criança, então tenho um carinho especial pela instituição”, conta Brasileira. 
 
A empresa paulista TROX Techniki, de equipamentos e sistemas de ar condicionado e ventilação, fez a doação nesta terça-feira (19/5) de 100 litros de álcool 70% e 1500 máscaras cirúrgicas.
 
Vaquinha
Outro exemplo de solidariedade foi o de alunos da Escola Internacional de Curitiba. Uma vaquinha online liderada pelo estudante Vinicius Possobom, para o Hospital do Idoso já arrecadou certa de R$ 30 mil. A campanha virtual de arrecadação termina no próximo dia 1º de julho e quem quiser contribuir pode fazê-lo pelo link https://abacashi.com/p/ajudeohospitaldoidoso.