Share |

Nova etapa do treinamento em ventilação mecânica capacita 264 profissionais

Escrito por Fernanda Luvizotto. Postado em Assessoria de Imprensa

Foto: Divulgação/ Cecadeh
O Centro de Capacitação e Desenvolvimento Humano (Cecadeh) da fundação iniciou mais uma edição do curso de ventilação mecânica e manejo de vias aéreas. O objetivo é treinar 264 funcionários, por meio de simulações realísticas, em duas estações práticas.
 
O curso é voltado para médicos, enfermeiros e fisioterapeutas das UPAs, Samu, Hospital do Idoso e da maternidade. Entre 1º e 9 de abril, 166 trabalhadores passaram pelo treinamento que inclui orientação sobre uso de dispositivos para intubação orotraqueal. 
 
Para o diretor geral da Feas, Sezifredo Paz, o treinamento é estratégico neste momento de pandemia. “A maioria das pessoas que contraem o novo coronavírus apresenta sintomas leves. Contudo, em torno de 6% necessitam de cuidados intensivos e ventilação mecânica. Por isso estamos reforçando o treinamento das nossas equipes nesse tema, inclusive no manejo de vias aéreas”, explica.
 
Bonecos
 
Nas estações práticas, com o manuseio de bonecos, os profissionais recebem orientações e aprendem técnicas sobre o uso dos dispositivos para intubação traqueal. 
 
O treinamento de ventilação mecânica e manejo de vias aéreas faz parte do cronograma de cursos de educação permanente desenvolvidos pelo Cecadeh. 
 
“Acreditamos que os treinamentos colaboram para a segurança dos profissionais e uma prestação de serviços qualificados à população de Curitiba”, destaca Tatiane Filipak, diretora de Atenção à Saúde da Feas. Para mais informações, entre em contato com o Cecadeh pelo 3316-5989.