Equipes acompanham teleconferência sobre cuidados paliativos

Foto: Anya Colman

"Cuidados Paliativos e Segurança do Paciente". Este foi o tema do webinar transmitido nesta quarta-feira (21) pelo Centro de Capacitação e Desenvolvimento Humano (Cecadeh), nova unidade da Feaes.
Webinar é uma teleconferência transmitida pela internet e de apenas uma via, ou seja: só uma pessoa se expressa e as outras assistem. A interação entre os participantes é limitada à ferramenta de chat (bate-papo).
O webinar faz parte do Proqualis, programa de qualidade em saúde da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). O teleconferencista foi Filipe Tavares Gusman, vice-presidente da regional Sudeste da Academia Nacional de Cuidados Paliativos (ANCP).
A palestra virtual foi realizada no auditório do Hospital Municipal do Idoso, que recebeu dezenas de médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem, além da diretora técnica Cecília Neves de Vasconcelos.
Aproximadamente 30% dos pacientes da unidade têm indicação de cuidados paliativos. "Quanto mais os nossos colaboradores aprenderem sobre isso de forma humanizada, melhor para todos", disse a gerente de Qualidade do hospital, Aline Feitosa.
No final da palestra, os participantes discutiram os temas tratados na conferência e tornaram a experiência ainda mais rica, o que deve refletir na melhoria da qualidade de um atendimento que já é motivo de elogio dos usuários do SUS.