Mães recebem "árvore da vida" na Maternidade Bairro Novo

Foto: Daniel Castellano / SMCS
Miguel nasceu na tarde da última terça-feira (8/5) na Maternidade Bairro Novo e foi o presente que a dona de casa Daiane Franciele Kutacho, 30 anos, estava esperando para este Dia das Mães (13/5). O que ela não esperava é que menos de meia hora depois do parto ela ganharia mais um presente: ela e o bebê receberam a “árvore da vida”, feita pela equipe da maternidade como lembrança desse dia especial.

A árvore da vida é o carimbo da placenta feito com tinta guache em uma folha de papel, acompanhado de algumas palavras de carinho e um breve relato do parto e integra as práticas do parto humanizado da Maternidade Bairro Novo.

“É uma lembrança linda, para ter e guardar com carinho”, elogiou Daiane. “É mais uma gentileza desse atendimento excelente que estamos recebendo aqui”, destacou o pai de Miguel, o serralheiro Fábio Machado de Bonfim, 35. O menino é o terceiro filho do casal, que já tem um menino de 14 anos e uma menina de 11 anos, todos nascidos na Maternidade Bairro Novo.

O nome da lembrança tem um duplo sentido: além de o desenho formado no papel parecer uma árvore, a placenta é um órgão formado na gestação para as trocas fisiológicas entre a mãe e o bebê. É pela placenta que a mãe purifica a “respiração” do feto, retirando o gás carbônico e fornecendo oxigênio, assim como as plantas fazem em favor do ser humano.

A diretora da Maternidade, Edinalva Ferreira de Carvalho conta que o mimo é feito pela equipe de enfermagem. “A árvore da vida é feita sempre que o fluxo de atendimentos permite e fica à disposição para as famílias levarem para casa”, contou.

Referência

A maternidade é financiada 100% pela Prefeitura e atende, em média, 200 partos mensais. A instituição é referência em parto humanizado. O mais recente reconhecimento do trabalho veio em dezembro de 2017, quando o prefeito recebeu troféu Parceria Sustentável, entregue pela Organização Mundial da Família (OMF).

O atendimento é especializado em partos de baixo risco para gestantes com pré-natal realizado pelo Programa Rede Mãe Curitibana Vale a Vida em 23 unidades de saúde vinculadas à maternidade, nos Distritos Sanitários Bairro Novo, Boqueirão, Pinheirinho e Tatuquara.