Share |

Hospital do Idoso Zilda Arns comemora 6 anos como referência em atendimento

Postado em Assessoria de Imprensa

Fotos: Fernanda Luvizotto
Primeiro hospital do Brasil voltado para o cuidado da pessoa com mais de 60 anos, o Hospital do Idoso Zilda Arns (Hiza) comemorou nesta segunda feira (2/4) seu sexto aniversário com a missão de ser referência para novos programas voltados ao idoso em Curitiba.
 
“Estamos organizando, para lançar em breve, a Rede de Atenção ao Idoso, e este hospital vai ser uma referência importante”, destacou a secretária municipal da Saúde, Marcia Huçulak, referindo-se a um dos projetos da Saúde para a atual gestão. “É um orgulho para Curitiba ter esse hospital, que tem resultados positivos graças ao comprometimento da equipe”, elogiou.
 
Potencializar a ofertar de atendimentos foi um dos objetivos alcançados pelo hospital. No ano passado, aumentou em 54% o número de consultas médicas externas, num total de 20.530 consultas, resultado da revisão constante de procedimentos e agendas. Com a qualificação do corpo médico, o hospital reduziu em 35% a taxa de reinternação evitável, o que indica a qualidade do atendimento.
 
“Temos muito forte o foco na humanização, que nos permite fazer a diferença no atendimento hospitalar”, disse a diretora executiva do Hiza, Keity Daniela Arias.
 
O secretário estadual da Saúde, Michele Caputo Neto, destacou que Curitiba serve de exemplo ao manter um hospital especializado ao idoso, em uma sociedade que ainda não valoriza o envelhecimento. A Secretaria Estadual vai aportar R$ 500 mil para reformas e R$ 300 em equipamentos para o hospital.
 
O deputado federal Luciano Ducci, os vereadores Maria Letícia Fagundes e Oscalino do Povo, o presidente do Conselho Municipal de Saúde, Adilson Tremura, o administrador da Regional Pinheirinho, João do Suco; a presidente da Fundação Estatal de Atenção Especializada em Saúde de Curitiba (FEAES), Adriana Moreira Kraft também participaram da comemoração.
 
Estrutura
Inaugurado em 29 de março de 2012, o Hiza tem atualmente 599 funcionários e, desde sua abertura, já realizou mais de 408 mil atendimentos. Mensalmente, são atendidos, em média, 8.270 pacientes, entre consultas e exames.
 
O ambulatório do hospital oferta consultas nas especialidades de anestesiologia, cardiologia, cirurgia geral, cirurgia vascular, cirurgia plástica, cirurgia torácica, clínica médica, endocrinologia, geriatria, hematologia, pneumologia, urologia, proctologia, neurologia e psiquiatria.
 
O hospital também é sede do Serviço de Atenção Domiciliar, o SAD, que presta atendimento integral aos pacientes em suas casas, instrumentalizando as famílias para também atuarem no cuidado. O Hospital do Idoso Zilda Arns fica na rua Rua Lothário Boutin, 90, no bairro Pinheirinho.