Imprimir

Seminário discute a ética e estética na saúde

Postado em Assessoria de Imprensa

Seminário discute a ética e estética na saúde

A mais recente edição dos Seminários Gerais realizado pela FEAES, na terça (5), discutiu a ética e estética na saúde. O tema foi apresentado pela nova diretora de assistencial do Hospital do Idoso Zilda Arns, a enfermeira Elaine Rossi Ribeiro, doutora em Medicina (Clínica Cirúrgica) pela Universidade Federal do Paraná e mestre em Educação pela Universidade Estadual de Londrina e Medicina (Clínica Cirúrgica) pela Universidade Federal do Paraná.

O seminário abordou a discussão sobre o comportamento profissional perante as situações do dia-a-dia e como agimos para alcançar um objetivo comum que é o de ser feliz. “Temos um código de ética profissional, mas também deveríamos ter um código de estética profissional”, observa Elaine. A diretora explica que sob o ponto de vista filosófico, a estética traça uma relação fundamental do homem com o mundo e, portanto, o modo de acontecer do sujeito em qualquer prática.

Já a ética pode ser definida com um conjunto de valores e princípios que deve ser utilizado para responder três perguntas: “quero? Posso? Devo?”. Elaine aborda que esses valores não são individualizados, mas coletivos. “A ética só faz sentido porque vivemos em conjunto”, ressalta.

Trazendo para o ambiente profissional, essas questões se aplicam ao relacionamento interpessoal. Empatia, comunicação, assertividade e trabalho em grupo são pilares que sustentam a ética e estética no trabalho.

Debate

Os Seminários Gerais são organizados pela gerência de Ensino e Pesquisa, e são realizados às terças-feiras, das 11h às 12h30, no auditório do Hospital do Idoso Zilda Arns.