Quem somos

Postado em Fundação

A Fundação Estatal de Atenção em Saúde (Feas) é um órgão de administração indireta, de personalidade jurídica de direito privado, executa e desenvolve ações do Sistema Único de Saúde (SUS). Seu marco legal encontra-se na Lei 13.663/2010, que dispõe sobre sua criação e amplia seu escopo de atuação pela Lei municipal 15.507/2019. É uma entidade com autonomia gerencial, patrimonial, orçamentária e financeira, sujeita ao regime jurídico próprio (das entidades privadas sem fins lucrativos de beneficência social).

 

Somos 100% SUS

A prestação de serviços da Feas é realizada exclusivamente pelo Sistema Único de Saúde por meio do contrato de gestão com a Secretaria Municipal da Saúde de Curitiba. Este contrato define planejamento, ações, avaliação de desempenho, metas pactuadas e obrigações, inclusive orçamentárias e financeiras. A execução destas atribuições garante à fundação o repasse de recursos por meio do Fundo Municipal de Saúde (FMS).
 

Nossos funcionários 

Os colaboradores da Feas são contratados mediante a aprovação por processo seletivo conforme determina a Constituição Federal, sendo suas relações de emprego regidas pela CLT (Consolidação das Leis do Trabalho).
 

Licitações

A Feas dá publicidade aos seus certames licitatórios, nos moldes da Lei 8.666/1993, neste site e também nos Diários Oficiais do Município e do Estado, conforme aplicável.

 

Fiscalização

Tem um órgão de direção superior (Conselho Curador) e uma Diretoria Executiva. O Conselho Curador é deliberativo e realiza o controle e a fiscalização das ações. Reúne-se mensalmente e conta com oito membros titulares e um membro nato (secretário municipal da Saúde).
 
Quer saber mais? Acesse nosso Portal da Transparência.
 

Unidades de Negócio

Atualmente, a Feas administra esses serviços:

  • Hospital Municipal do Idoso;
  • Maternidade do Bairro Novo;
  • Serviço de Atenção Domiciliar (SAD);
  • Urgência e Emergência;
  • Atenção Primária à Saúde;
  • Núcleo de Atenção Especializada;
  • Saúde Mental;